segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nostálgico, trinta e um

O que a contagem regressiva não disse
E nem os olhos (alheios) disseram
Também os meus olhos não perceberam
E eu de fato que não pude perceber
durante o ano;
Esse ano velho, que já se foi.

E não foi a esperança de um novo ano,
sobretudo, nem o conselho
de uma vida melhor
de mais humanidade
de mais amor;
não foi isso!
Não pude crer
e não cri.

Mas a contagem regressiva, aflita,
Como se quisesse impregnar-se em mim,
ficava dizendo “é natural, é natural”.
E eu me sentia assim, desanimado.
Mas ela continuava, como se quisesse me assustar:
“É natural, é natural”
E assim a vida foi prosseguindo até o limite.

E o limite era o ano novo
em que insistiam em incutir
paz, amor, esperança.
E de novo a contagem regressiva:
“cinco, quatro, três, dois, um...”
mas se foi o amor e paz.

E para mim, cético que sou,
desesperado e desacreditado
(como um morto)
só restou a esperança
para em mim disseminar
as palavras que eu não sei explicar!

-

àqueles que, como eu, usam óculos:

A esperança nunca morre. Na verdade ela é a ausência de morte. Ela pode existir – se você quiser – quando não é mais possível se acreditar em promessas, em paz, em amor profundo. Sobretudo ela pode permanecer. A capacidade que no mínimo, contudo, pode trazer um fio de alegria para investigar 2010.

Não sou otimista. Não mesmo; ainda mais no mundo atual. Mas a quem de óculos leu este blog e quem gosta de meus textos (e eu estou certo que não são muitos) eu desejo isso: que vocês sejam capazes de ter esperança (seja no que for) quando tudo parecer morto. Pois a esperança funciona assim: faz renascer quando tudo está/parece morto.

-

E para terminar, uma musiquinha que não tem nenhum sentido quanto ao texto, mas que eu gosto muito. E já que você veio até aqui, não custa nada ouvir:



-

Assinado, o louco Dono dos Óculos (Wendell).

2 comentários:

  1. depois que comecei a usar óculos consigo ver a esperansa. Consigo ser otimista pq sei que posso contar com você neste dia 31 e em todos os outros que vivermos^^

    te amo mais, aposto!

    Jenny^^

    ResponderExcluir
  2. ERRATA: e eu sei que "esperansa" é com "Ç" kkkkk
    o erro foi pq eu escrevi sem os óculos e misturei as teclas do teclado =p

    ResponderExcluir

Acessos